Bem vindo

Bem vindos. Este é o blog dedicado a turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade do Sul da Bahia – FASB.

Aqui você encontrará material para estudos, tutoriais, programas, eventos e muito mais ligado a engenharia Mecatrônica e Controle e automação.

Sintam-se a vontade para comentar, enviar pedidos, sugestões e/ou criticas. Espero que gostem do nosso trabalho.

Obrigado ;-)

domingo, 22 de janeiro de 2012

Arduino X Basic Step

Boa noite pessoal, em minhas pesquisas sobre microcontroladores eu conheci dois bem legais. O primeiro conheci em um exemplar da antiga revista MecatronicaFácil, que me inspirou em muitas leituras. O segundo foi a plataforma de hardware livre Arduino, que já postei antes.

Essa semana eu me fiz uma pergunta: Qual será o melhor? Bem todos nós sabemos que não existe esse fato consumado de o melhor, mas existe o que mais atende a uma certa aplicação.

Para a comparação usamos o modelo "padrão" o Arduino uno. Bem vamos a comparação:



Arduini uno
Basic Step II
Microcontrolador
ATmega328
PIC16F628
Tensão operacional
5V
5V
Tensão de entrada (recomendado)
7-12V 6-20V
7,5 a 15v
E / S digitais Pinos
14
14
Analógica dos Pinos de Entrada
6
-
DC Current per I / O Pin
40 mA
o 25mA
Corrente DC 3.3V para Pin
50 mA
o 25mA
Memória Flash
32 KB
16 Bytes
SRAM
2 KB
-
EEPROM
1 KB
256 Bytes
Velocidade do relógio
16 MHz
4 MHz
Linguagem
C++/C *
Pbasic/Tbasic


Espero que este poste sirva para vocês escolherem o melhor controlador para seus projetos. Eu particularmente opto pelo Arduino, devido a ser livre, ter muitas variações e implementos, ser novidade e trabalha com uma linguagem *similar ao C/C++.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contamos com sua seriedade, para manter este blog limpo.