Bem vindo

Bem vindos. Este é o blog dedicado a turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade do Sul da Bahia – FASB.

Aqui você encontrará material para estudos, tutoriais, programas, eventos e muito mais ligado a engenharia Mecatrônica e Controle e automação.

Sintam-se a vontade para comentar, enviar pedidos, sugestões e/ou criticas. Espero que gostem do nosso trabalho.

Obrigado ;-)

Downloads

Bem vindo a área de Downloads.



________________

Arduino (software e drivers)


Ola pessoal, como foi prometido no post, segue os links para baixar o software de programação do arduino (Windows - Mac OS X - Linux: 32bits , 64bits). Esse pacote ja vem com os drivers das principais distruibuições dos arduinos (uno, mega, mini e etc.)

Lembrando que drivers constumal mudar muito, qualquer problema vão direto ao site: www.arduino.cc.





________________


Dev-C++

Dev-C++ é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE - Integrated Development Environment) para programação na linguagem C/C++. Ele usa a porta Mingw do GCC (GNU Compiler Collection) como seu compilador. O programa cria executáveis nativas no Win32, console ou GUI. Dev-C++ também pode ser usado juntamente com o Cygwin. Dev-C++ é gratuito e de código aberto e é totalmente escrito em Delphi, que ironia não?

Links:
 _________________ 

Google Sketchuo

Acreditamos que softwares poderosos também podem ser divertidos de usar. O segredo são as ferramentas intuitivas que funcionam da maneira que você gostaria que elas funcionassem. Aparentemente, milhões de pessoas concordam com isso.

Link:

GoogleSketchUpWPT-BR.exe

 

  _________________

O WinPlot é um programa para gerar gráficos de 2D e 3D a partir de funções ou equações matemáticas. Você obtém resultados rápidos, diretos e excelentes. Os menus do sistema são simples, sendo que existe uma opção de Ajuda em todas as partes. Aceita funções matemáticas de modo natural.

Na janela principal pode-se encontrar as opções Adivinhar, que é um jogo para que você tente descobrir qual é a função de que o gráfico faz parte. Para obter a resposta do programa, basta apertar a tecla F5. Mostra um Mapeador, que transforma a janela em dois planos, para que você possa trabalhar com domínios e contradomínios.

Gráficos em Segunda e Terceira Dimensão

WinPlot apresenta uma quantidade grande de ferramentas para que o aluno trabalhe com funções 2D, com a possibilidade de encontrar raízes, realizar combinações entre funções, rotações, comprimentos de arco, calculo de volume e área, animação, etc.

A opção de 3D apresenta ferramentas para integração, animação, dividir superfícies, combinar superfícies, entre outras. De ambas as dimensões, há a possibilidade de criar gráficos de equações explícitas, paramétricas, implícitas, cilíndricas e esféricas, bem como pode gerar tubos e curvas.

Esta ferramenta ainda lhe oferece a possibilidade de criar órbitas planetárias para realizar cálculos de objetos no espaço. Todos os gráficos podem ser personalizados, com alteração de cores de fundo, fontes, tabelas etc. WinPlot é um programa completo e totalmente em português que facilita a vida de alunos, visto que é uma ferramenta educacional simples de utilizar.
Baixar: WinPlot
Apostila Básica: Aspotila UFPB
Apostila Completa: Apostila PUC-SP
Exercícios: Math Exeter
Fontes: baixaki , dia de matematica, UFPB


 _________________

EstruturE


Bom pessoal, véspera de prova de Resistência dos materiais, achei dois programinhas bacanas.

O EstruturE é software para cáculo de esforço em vigas. Calcula e exibe os diagramas de momento fletor e esforço cortante da viga e outras como; deslocamentos, rotações e reações de apoio. Achei ele muito sem graça e complicado.

Tamanho
: 742kb
Licença:
Free
Idioma:
Português
Download:

 

 

Agora o Ftool, eu gostei muito, tem um ar de ambiente CAD, todos as ferramentas são intuitivas, do tipo cique e faça. Consegui realizar alguns exemplos, muito prático.
Autores: Luiz Fernando Martha
País: Brasil
Ano: 2001
Download:  Ftool v2.09  (890 kb)