Bem vindo

Bem vindos. Este é o blog dedicado a turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade do Sul da Bahia – FASB.

Aqui você encontrará material para estudos, tutoriais, programas, eventos e muito mais ligado a engenharia Mecatrônica e Controle e automação.

Sintam-se a vontade para comentar, enviar pedidos, sugestões e/ou criticas. Espero que gostem do nosso trabalho.

Obrigado ;-)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

RepRap Impressora 3D

Boa noite pessoal, hoje enfim férias, espero me dedicar mais ao nosso blog. Só para lembrar temos um domínio registrado agora: www.mecatronicafasb.com.br.

Para dar um novo gás venho trazer novidades, esta certo que não é tão novidade assim as impressoras 3D, mas ainda não estão difundidas nem são tão acessíveis ($) assim.

A algum tempo, no começo do meu curso à um ano atrás, esbarrei num projeto de controle e automação, a RepRap, impressora 3D.

O que é uma impressora 3D?
É uma maquina que consegue criar objetos em três dimensões, a partir do um fio polímero plástico (ABS), derretido e depositado por um bico controlado por computador, orientado sob os 3 eixos (x, y e z) 

A RepRap
É um projeto, de impressora 3D, o principal é que uma iniciativa livre, ao contrario das outras por ai, ou seja qualquer um pode baixar o projeto e montar, por conta própria ($). Outro diferencial dela é que ela pode se replicar, ou seja, com uma você pode "imprimir" outra, exceto claro, circuitos, fios e ferragens (acaba que não sobra muita coisa). O projeto já passou por diversas atualizações, as principais chamadas "Mendel" e "Darwin" (já ouviram falar deles em algum livro de biologia).

No Brasil
Para os interessados, ja existe um grupo no brasil, que acompanho as publicações. Por eles vocês podem adquirir peças ($) e tirar duvidas, o blog dos nossos desbravadores, que construíram a primeira no Brasil, em uma "masmorra" de São Paulo: reprapbr.blogspot.com. E existe também o site wiki do projeto original (em inglês): http://reprap.org/.




Pronta entrega
Se você tem money pra gastar pode optar por comprar uma pronta: MakerBot, o site do vendedor: http://www.makerbot.com/, mas saiba que a mais simples, não custará menos que $1,099.00 (dólares mesmo). Também o site é uma opção para comprar componentes para a RepRap. Outros post sobre outras impressoras vão vir.

Bem pessoal espero que goste dessa dica, desculpe os erros de redação =/.
Voltem sempre, e quando quiserem mande-me, pedidos, sugestões ou qualquer coisa ai nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contamos com sua seriedade, para manter este blog limpo.