Bem vindo

Bem vindos. Este é o blog dedicado a turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade do Sul da Bahia – FASB.

Aqui você encontrará material para estudos, tutoriais, programas, eventos e muito mais ligado a engenharia Mecatrônica e Controle e automação.

Sintam-se a vontade para comentar, enviar pedidos, sugestões e/ou criticas. Espero que gostem do nosso trabalho.

Obrigado ;-)

domingo, 12 de dezembro de 2010

Motor rotativo

Como havia prometido, este elemento mecânico é o tipo de motor, também chamado de motor Wankel, é um motor de combustão interna que possui um desenho único de conversão de pressão em rotação em vez de pistões recíprocos. Geralmente usado em "carrões" caros e potentes, como o Madza RX-8. Ele possui funcionamento suave e conta com uma extrema simplicidade devido a seu número reduzido de peças quando comparado a um motor comum a pistão. Diferentemente do motor que conhecemos, o motor Wankel não utiliza o princípio da biela e manivela, não produzindo movimento alternativo. Por isso eles tem funcionamento suave, com menor atrito, menor vibração e maior silêncio de operação.
É baseado em uma estrutura de movimentos epicicloidais de um rotor trilobular (um triângulo com as faces abauladas) sobre um eixo, girando dentro de uma carcaça oca com forma ovalada (fonte).
Rotativo Rotativo

Vamos demorar um polco para postar mais esquemas, mas fiquem atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contamos com sua seriedade, para manter este blog limpo.