Bem vindo

Bem vindos. Este é o blog dedicado a turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade do Sul da Bahia – FASB.

Aqui você encontrará material para estudos, tutoriais, programas, eventos e muito mais ligado a engenharia Mecatrônica e Controle e automação.

Sintam-se a vontade para comentar, enviar pedidos, sugestões e/ou criticas. Espero que gostem do nosso trabalho.

Obrigado ;-)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Visita técnica - MG



Os alunos do segundo período de Engenharia Mecatrônica (2010.2), junto com os alunos dos cursos de Engenharia de Produção da Faculdade do Sul da Bahia, fizeram uma excursão de 15/09/2010 a 19/09/2010 visitando, a Usiminas em ipatinga - MG; Vilma Alimentos em Belo Horizonte - MG; e a FIAT em Betim, foram mais de 1800 km. 

Saída na quinta feira dia 15 a noite, do campus II, viajando de ônibus AGUIA BRANCA, a viagem de ida foi “tranquila" (muita farra no "busão", a noite toda), chegada em Ipatinga no horário previsto.

A visita se iniciou as 9:30 com o recebimento dos EPI’s (equipamentos de proteção individual) e uma palestra introdutória, foram vários quilômetros a pé e de ônibus dentro das instalações da fabrica, que mais parecia uma cidade, com seus terminais de ônibus, hospital, lanchonete, e com pausa para o almoço lá mesmo no restaurante da fabrica. Acompanhando os processos siderúrgicos, dês da chegada do minério de ferra até os produtos finais. A todo tempo uma em contato com típica atmosfera de uma fabrica de aço, a todo o momento vimos as labaredas e sentimos o calor de perto.

Após a despedida da Usiminas, como próximo destino a Capital Belo Horizonte, para enfim “descansar” no Hotel Gotinjo centro de BH, e assim no dia seguinte logo pela manha chegarmos à indústria de alimentos Vilma. 

Com a saída pela manha, fomos recebidos na Vilma às 8h, após uma explicação do histórico da fabrica e seus produtos, tomamos um belo de um cafezinho e vestimos as roubas higiênicas para caminhar pela linha de produção. Pudemos acompanhar de perto todo o maquinário em pleno funcionamento, dês da chegada da matéria prima, o grão de trigo para a farinha, à estocagem dos produtos. No final recebemos brindes e pegamos a estrada para FIAT.

Uma pausa para o almoço pelos arredores do chopping Betim, alguns pararão para comprar algumas lembrancinhas, descasar antes de voltar para estrada.

Devido a alguns problemas de Localização Global, chegamos com ligeiro atraso na FIAT, que compreendendo a grande distância que percorremos para chegar ate ali, nos receberão sem nenhum problema. Fomos recebidos pelos guias, que explicaram os detalhes sobre as políticas técnicas e sociais da FIAT, caminhamos pela linha de montagem, dentro da margem de segurança, e no final pudemos acompanhar os testes com os protótipos na pista de prova. Recebemos os brindes e nos despedimos.

De volta ao hotel tivemos o fim de semana livre para “fazer turismo”, muita descontração o que aproximou as relações entre os estudantes dos dois cursos. Já na volta, domingo, chegamos um pouco mais tarde, devido a um pneu furado, exaustos só restava agora descansar e compartilhar os detalhes da viagem com os novos amigos.

Segue fotos do evento:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contamos com sua seriedade, para manter este blog limpo.