Bem vindo

Bem vindos. Este é o blog dedicado a turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade do Sul da Bahia – FASB.

Aqui você encontrará material para estudos, tutoriais, programas, eventos e muito mais ligado a engenharia Mecatrônica e Controle e automação.

Sintam-se a vontade para comentar, enviar pedidos, sugestões e/ou criticas. Espero que gostem do nosso trabalho.

Obrigado ;-)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Lab de Física II - Gerador de Van de Graaf

Em laboratório de Física II, o professor Gerson Ramos Reis propôs como trabalho de laboratório, a criação do, Gerador de Van der Graaf, uma máquina que usa dos princípios da eletro-estática, para gerar cargas em torno de 30.000 V. A máquina foi empregada em física nuclear para produzir as tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas.




Outro detalhe é a cúpula, usando duas tigelas (panelas ou formas) de alumínio se consegue construir uma. Uma dica valida para os pentes (escovas) de indução é usar fios de cobre desencapados e desfiados.

A correia é o elemento mais difícil, usamos uma mangueira de borracha industrial, cortamos e colamos, uma boa opção é procurar em lojas de ferragens ou mangueiras especializadas.


A combinação entre: rolete inferior / correia / rolete superior, é muito delicada, devido ao coeficiente triboeletrico dos materiais, munidos de algumas tabelas, a internet esta cheio delas, você poderá encontrar a combinação certa, mas compare bem pois há muitas divergências e com certeza ainda fará alguns testes frustrados.

Na figura, é mostrado um esquema do gerador de Van der Graaff. Um condutor metálico oco A de forma aproximadamente esférica, está suspenso por suportes isolantes de plástico, atornilados em um pé metálico C conectado a terra. Uma correia ou cinta de borracha (não condutora) D se move entre duas polias E e F. A polia F é acionada mediante um motor elétrico.

Segue as fotos um dos geradores produzidos pelos alunos de Engenharia Mecatrônica segundo período (em 2010.2):




Links úteis usados como referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contamos com sua seriedade, para manter este blog limpo.