Bem vindo

Bem vindos. Este é o blog dedicado a turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade do Sul da Bahia – FASB.

Aqui você encontrará material para estudos, tutoriais, programas, eventos e muito mais ligado a engenharia Mecatrônica e Controle e automação.

Sintam-se a vontade para comentar, enviar pedidos, sugestões e/ou criticas. Espero que gostem do nosso trabalho.

Obrigado ;-)

terça-feira, 29 de maio de 2012

Robô alemão concorrerá ao Google Lunar X PRIZE

Robô na Lua


Uma equipe alemã apresentou o robô com que planeja concorrer ao Google Lunar X PRIZE.

Robô alemão concorrerá ao Google Lunar X PRIZE

O robô Azimov, segundo o grupo, deverá pousar na Lua em 2014.


A competição dará US$20 milhões para a primeira equipe que conseguir pousar na Lua uma sonda não tripulada - um pequeno robô, - fazê-la movimentar-se por 500 metros e transmitir a proeza em vídeo para a Terra.


Apesar do nome divertido da equipe - Part-Time Scientists (cientistas em meio período, em tradução livre) - o projeto está sendo feito em colaboração com o Instituto de Robótica e Mecatrônica da agência espacial alemã, a DLR.


Processamento gráfico

Dois robôs soviéticos - Lunokhod 1 e 2 - rodaram pela Lua nos anos 1970, mas eram inteiramente controlados da Terra, via rádio.

Segundo seus criadores, o Azimov será totalmente autônomo e, mais do que isso, rápido. Segundo a equipe, ele tem capacidade para processar "várias imagens por segundo".

Apenas para comparação, o robô Opportunity, da NASA, que está em Marte, leva quase três minutos para processar um par das suas imagens estéreo, o que limita seu movimento a cerca de 1 centímetro por segundo.

O Azimov também possui uma câmera estéreo, cujas imagens serão usadas para gerar um modelo ambiental, por onde será traçada uma rota livre de colisões.

Não por acaso, a equipe tem o patrocínio do fabricante de processadores gráficos Nvidia.

Robô alemão concorrerá ao Google Lunar X PRIZE


Fotos da Apolo

"Como não existe GPS na Lua, é importante que o Asimov possa se orientar independentemente e explorar um território desconhecido com segurança. Quanto mais rápido ele fizer isto, melhor," disse Robert Boehme, líder da equipe.

O Google Lunar X PRIZE oferece também um prêmio extra para a equipe que tirar fotos ou filmar artefatos das missões Apolo.

Para conhecer outras equipes que estão planejando concorrer ao prêmio, veja a reportagem:

Prêmio do Google para pouso na Lua continua sem ganhador


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Versões gratuitas de softwares Autodesk 2013 para estudantes e educadores‏

Compartilhe seu brilhos

Compartilhe suas ideias na Comunidade Global de Estudantes da Autodesk.

Entre hoje mesmo na Comunidade de Estudantes e Educadores da Autodesk, para compartilhar seus projetos com mais de quatro milhões de membros do mundo todo, os quais trocam ideias, conhecimento, estratégias e aprendem em conjunto com profissionais e representantes da Autodesk.


Faça o download de versões gratuitas de softwares Autodesk 2013
Além disso, ao fazer parte da Comunidade de Estudantes da Autodesk, você poderá melhorar suas habilidades, explorar tutoriais e recursos de treinamento e terá acesso gratuito a mais de 35 downloads de software, versões 2013, além conselhos e ferramentas de apoio para o produto mais adequado para sua profissão. Com o software da Autodesk, você estará um passo à frente.

Como se inscrever?
Entre no You Tube e assista ao vídeo com as instruções para se inscrever na Comunidade de Estudantes e Educadores da Autodesk

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Recupere a coragem de enfrentar a chuva!

A ansiedade é uma grande sugadora de energia. Muitas vezes, bastam rumores de que o clima vai piorar para que subam os níveis de adrenalina na corrente sanguínea de muitos; elevando ainda mais seus índices de tensão nervosa, que em geral já se equilibra no fio da navalha. A tensão é um moto-perpétuo  ante a ausência de autoconfiança. Nem sempre nuvens pretas se convertem em tempestade e nem raios só caem quando há chuva.  Contudo, na maioria das situações turbulentas, o estresse emocional faz mais estragos  do que a turbulência em si. Preocupar-se em demasia bloqueia a paz de espírito necessária ao senso criativo. Quem por demais se preocupa, mais se alucina do que em verdade vê. Seja precavido e acerque-se  de parceiros em quem possa confiar, contudo, esteja certo de que nem a chuva forte, nem o sol intenso pode abalar as estruturas do que for construído sobre os firmes alicerces da razão e da boa fé. Nenhum perigo é menor do que o tamanho que a ele atribuímos. De nada valem as armas e os recursos quando falta a coragem!


Fonte: blogdomarcondes.cimm.com.br/

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Robô voador consegue empoleirar-se como os pássaros

Invenção deve servir para a construção de pequenas aeronaves de vigilância
Cientistas criaram um robô voador que consegue empoleirar-se como um pássaro e pousar delicadamente na mão de uma pessoa. É a primeira vez que uma máquina consegue imitar estes movimentos, de acordo com os engenheiros da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. A invenção deve servir para a construção de pequenas aeronaves de vigilância.

Parar empoleirarem-se nos galhos, fios ou marquises, os pássaros realizam duas manobras. Na primeira, o animal plana até uma posição apropriada em relação ao local de pouso. Na segunda, empina o corpo e desacelera rapidamente. De acordo com os pesquisadores, imitar esses movimentos é difícil por causa de dois fatores: a duração da manobra é muito pequena, e é preciso alta precisão para conduzi-la com sucesso.

Fonte: Revista Veja Online | 08/05/2012
Link para a matéria original e video demonstrativo: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/passaro-robo-consegue-empoleirar-se-em-mao-humana

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Carro sem motorista do Google recebe licença para andar nas ruas de Nevada, EUA

Um carro que não precisa de motorista para ser guiado recebeu autorização do estado norte-americano de Nevada para ser utilizado nas ruas e estradas locais. O primeiro modelo a receber a licença é o Toyota Prius, cujo sistema de navegação foi aperfeiçoado pelo Google.

Segundo a BBC, para orientar a navegação, o veículo traz câmeras no teto, radares e um laser que o ajuda a "ver" pedestres, ciclistas e os demais carros na estrada. Os engenheiros do Google já testaram o carronas ruas da Califórnia, inclusive na famosa ponte Golden Gate, em São Francisco. 

Nestes testes, o carro esteve sob supervisão de um motorista profissional, que estava pronto para assumir o comando do veículo caso ocorresse qualquer problema. Segundo o engenheiro Sebastian Thrun, o carro percorreu 255 mil quilômetros nos testes. Apenas um incidente foi registrado: um outro automóvel, dirigido por uma pessoa real, bateu de leve no veículo próximo a um semáforo.

Para o diretor do Departamento de Veículos Motores do estado de Nevada, Bruce Breslow, os veículos em teste atualmente são os "carros do futuro". Por enquanto, apenas o Google recebeu licença, mas no futuro o governo estadual pretende emitir licenças a motoristas do estado. 

Uma nova legislação que trata do assunto – que entrou em vigor em março deste ano – afirma que o carro sem motorista precisa ser supervisionado obrigatoriamente por duas pessoas – uma delas seria um motorista para casos de emergência, e o outro monitoraria o computador de bordo. A Califórnia pretende seguir o mesmo caminho.

"A grande maioria dos acidentes ocorre por erro humano", disse Alex Padilla, do Legislativo do Estado da Califórnia. "Com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e operar o veículo com maior segurança", afirmou.

A primeira viagem do automóvel deve acontecer em Las Vegas