Bem vindo

Bem vindos. Este é o blog dedicado a turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade do Sul da Bahia – FASB.

Aqui você encontrará material para estudos, tutoriais, programas, eventos e muito mais ligado a engenharia Mecatrônica e Controle e automação.

Sintam-se a vontade para comentar, enviar pedidos, sugestões e/ou criticas. Espero que gostem do nosso trabalho.

Obrigado ;-)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cientistas exibem robôs que 'imitam' seres vivos


Protótipo com movimento semelhante ao de ser humano é uma das inovações
Protótipo com movimento semelhante ao de ser humano é uma das inovações. Pesquisadores especializados no desenvolvimento de robôs estão criando novos produtos capazes de reproduzir movimentos de seres vivos. Os novos androides muitas vezes surgem por companhias que não estão tradicionalmente associadas à produção de robôs voltados para o mercado doméstico. A companhia I Robots, fundada por três ex-alunos de ciência da computação do MIT, desenvolve normalmente androides para o Exército americano. Baseada na mesma tecnologia usada para criar robôs capazes de desmantelar bombas, a empresa acaba de criar um ''aspirador de pó inteligente'' que é capaz de desviar de pernas de mesa e outros obstáculos. Os criadores de robôs estão também se inspirando nos movimentos e atributos de animais para desenvolver novos produtos, como um andróide que conta com ''quatro patas'' resistentes que o impedem de deslizar no gelo ou outro que possui sensores similares aos do bigode de um gato.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Autodesk Inventor

Autodesk® Inventor® 
Fácil de usar. 
Fácil de aprender. 
Difícil de superar.

 
Você gostaria de melhorar facilmente o modo como projeta, visualiza e simula seus produtos? Seu software de projeto de produtos permite que você se concentre em seu projeto - e não nos comandos do software?
Escolha o caminho fácil para o design de produtos em 3D com o software Autodesk® Inventor®.

Se o CAD 3D é novidade para você, com o Inventor será bem mais fácil de aprender. Sua interface, intuitiva e voltada ao usuário, permitirá que você comece a projetar rapidamente e sem mistérios. E se você já experimentou o CAD 3D antes, irá adorar o ambiente mais aprimorado, que o ajuda a manter o foco em seu projeto, e não em seu software.

A Autodesk tem definido o padrão para software de projeto e engenharia desde o lançamento do software AutoCAD®, há mais de 25 anos.

Atualmente, o Autodesk Inventor está mudando a maneira das pessoas trabalharem com dados de projeto mecânico em 3D e está definindo um novo padrão para a modelagem 3D, o "fácil de usar", ajudando você a criar projetos de produtos novos e esteticamente atraentes e melhorando os fluxos de trabalho para uma produtividade ainda maior nos grupos de trabalho. 

Faça o download de uma versão gratuita de avaliação   

© 2011 Autodesk, Inc. Todos os direitos reservados.
Avisos Legais e Marcas Comerciais
| Privacidade | Autodesk.com.br 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Robô 'chita' quebra recorde de velocidade

Um robô sem cabeça conhecido como "chita" quebrou um novo recorde de velocidade para robôs com "pernas", de acordo com os seus criadores. Os donos do novo robô são cientistas da Agência de Pesquisa Avançada e Projetos da Defesa americana (Darpa, na sigla em inglês), que é responsável também, entre outras coisas, pela invenção da internet. A Darpa diz que a máquina de quatro patas atingiu a velocidade de 29 km/h em uma esteira de laboratório. A maior velocidade para um robô deste tipo até então era de 21 km/h. Administrada pelo Pentágono, a Darpa financiou a máquina, que foi construída pela empresa Boston Dynamics. Segundo a agência, o projeto é parte do esforço para criar robôs que possam ajudar soldados em missões de longa distância durante guerras. "Queremos tirá-la da esteira e colocá-la em campo assim que possível", disse o diretor-cientista de robótica da Boston Dynamics, Alfred Rizzi, em um comunicado.

Design animal

O protótipo da chita mecânica é movido por uma bomba hidráulica externa. Os movimentos do robô foram baseados em movimentos de animais velozes como a chita, ou guepardo. A máquina é projetada para flexionar e estender suas costas para aumentar o alcance de seus passos. A versão atual da chita mecânica é dependente de uma bomba hidráulica externa, que requer um cientista segurando um tubo para que ele não atrapalhe a corrida. No entanto, os pesquisadores dizem que um protótipo que corre sem o auxílio da bomba deve sair do papel ainda neste ano.

Robô criado pela Boston Dynamics para a Darpa. | Foto: BBC
O projeto, que começou em fevereiro de 2011, pretende criar um robô que consiga "ziguezaguear para perseguir e fugir" e que possa fazer uma parada abrupta.
A empresa já criou outros modelos baseados em animais, como o BigDog (Cachorro Grande, em tradução livre), que recicla energia entre um passo e o seguinte, e o Rise, similar a um lagarto, que consegue subir em paredes, árvores e cercas usando pequenas garras em seus pés e uma cauda para ter equilíbrio.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

VI TTT 2012


O Evento A VI Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico será realizada no período de 17 a 20 de Junho de 2012 no Hotel Tauá em Atibaia – SP, localizado a apenas 59 km da capital de São Paulo e a 45 km de Campinas.

Tem como meta ser o ponto de referência para discussão da situação atual do desenvolvimento e do mercado global, bem como a divulgação de novos produtos, aprimoramento de processos e novas tecnologias em tratamento térmico.

O objetivo principal deste evento é promover um melhor contato entre os profissionais envolvidos na atividade de tratamento térmico, qualidade, engenharia do produto e pós venda; representantes, fabricantes de equipamentos e insumos, institutos de pesquisas e instituições acadêmicas e profissionais que tenham interesse em tratamento térmico e seus equipamentos e acessórios.
Por fim, é almejada uma maior participação de usuários de produtos e serviços em tratamento térmico ligados as indústrias automotiva, mecânica, siderúrgica, eletrônica, de eletro-domésticos, petroquímica, entre outras.

Fonte: http://www.metallum.com.br/TTT2012/evento.php


terça-feira, 3 de abril de 2012

Artista cria robô baixista de sucata

O artista alemão Kolja Kugler criou uma escultura de 250 kg que toca baixo a partir de sucata. O escultor construiu 'A Freakin Bass Player', que em tradução livre poderia ser algo como um baixista muito louco, como o primeiro integrante de uma banda de robôs.
 
Robô A Freakin Bass PlayerO enorme robô músico sabe tocar duas canções: Unsung, do Helmet, e Bad, do No Means No. Kugler afirma que já tem os materiais para os próximos músicos da banda, o tecladista e o baterista. Ele diz torcer por um "parto" mais rápido, já que levou três anos para montar o baixista. Enquanto isso, continua a divertir os berlinenses com Sir Elton Junk, um robô menor e mais abusado, que também é bem mais fácil de transportar.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

LEGO Car Production WHZ

Brasil lançará satélite para levar banda larga a todos os municípios do país

Marco Antônio Raupp, ministro da Ciência e Tecnologia, anunciou nesta quarta-feira (28/03) o lançamento do satélite geoestacionário
28 de Março de 2012 | 17:34h

 
Marco Antônio Raupp, ministro da Ciência e Tecnologia, anunciou nesta quarta-feira (28/03), durante uma conferência em Nova Deli, na Índia, que o Brasil já está se preparando para lançar um satélite geoestacionário de comunicação. Com o lançamento, todos os municípios do país poderão tem banda larga.

De acordo com o ministro, além da banda larga, haverá a possibilidade de expansão de redes 3G em todo o território nacional. Um concurso internacional será realizado para buscar cooperação técnica e tecnológica. Telebrás e Embraer serão responsáveis pela construção e lançamento do satélite, que custará cerca de R$750 milhões.

Além desse, o lançamento de outro satélite também está sendo estudado. O Brasil já conversa com Índia e África do Sul para que outro equipamento fique responsável pela observação do clima do Atlântico Sul, além do entendimento de anomalias no campo magnético da Terra.

Ainda não há prazos para a conclusão do projeto.