Bem vindo

Bem vindos. Este é o blog dedicado a turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade do Sul da Bahia – FASB.

Aqui você encontrará material para estudos, tutoriais, programas, eventos e muito mais ligado a engenharia Mecatrônica e Controle e automação.

Sintam-se a vontade para comentar, enviar pedidos, sugestões e/ou criticas. Espero que gostem do nosso trabalho.

Obrigado ;-)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Menor carro solar do mundo é alemão

 
Medindo 3,3 x 2,15 x 1,52 centímetros, o menor carro solar do mundo é criação do designer e engenheiro alemão Georg Huber. A miniatura, totalmente funcional, possui um painel solar que cobre toda a carroceria e um motor elétrico que, aliado aos pneus de borracha, permite que o veículo se movimente suficientemente rápido em superfícies lisas.

O “carrinho” é produzido a partir de materiais resistentes, como plástico ABS e nylon. Além disso, os eixos das rodas são feitos de aço. Para quem não resiste à tentação de comprar um brinquedinho geek, saiba que a criação de Huber está à venda por US$ 25 no site do Museu de Arte Contemporânea de Chicago.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/11750-menor-carro-solar-do-mundo-e-alemao.htm#ixzz1ZLKfZH1C

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BMW já desenvolve iluminação laser para carros

Os engenheiros da BMW já pensam no substituto dos faróis LED: iluminação laser. De acordo com um comunicado oficial da montadora, a tecnologia já vem sendo desenvolvida e a previsão é de que passe a ser fabricada em série em dois anos. Resumidamente, a nova proposta economiza energia e combustível, além de proporcionar mais segurança aos motoristas.

A iluminação laser é mil vezes mais intensa do que o LED convencional. Por ser monocromática (ou seja, todas as ondas de luz têm o mesmo comprimento) e coerente (com diferença de fase constante), ela pode produzir um feixe quase paralelo e muito mais intenso.

Essa intensidade não oferece riscos a pessoas ou animais, principalmente porque a luz não é emitida diretamente, mas sim convertida antes em uma forma adequada para uso no contexto automotivo.

A BMW afirma que a luz é branca e muito brilhante, agradável aos olhos, e que a nova tecnologia poderá ser adaptada a funções já comuns nos carros da alemã — “Dynamic Light Spot” e os faróis adaptáveis.

O primeiro modelo que exibirá iluminação laser será o protótipo i8 Concept. “Afinal, a série BMW i representa um novo conceito que é fortemente orientado à sustentabilidade”, afirma a alemã. O baixo consumo é um grande atrativo da nova tecnologia. “A BMW também planeja aproveitar a tecnologia de iluminação laser, a fim de aumentar a eficiência do veículo como um todo”, complementa.

Outro diferencial da tecnologia laser é o tamanho individual dos diodos, 100 vezes menor do que o material utilizado em LED, que já é pequeno. Mesmo assim, os engenheiros da BMW não têm planos de reduzir o tamanho dos faróis, apesar de isso ser possível em teoria.

A área superficial deles continuará do mesmo tamanho, como parte do padrão de design da montadora. O que pode diminuir é a profundidade e, consequentemente, o posicionamento das novas lâmpadas na carroceria.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/car-tech/13091-bmw-ja-desenvolve-iluminacao-laser-para-carros.htm#ixzz1ZLHwEvQX

Novo BMW reproduz o ronco do motor no sistema de som

 
Os carros estão cada vez mais silenciosos. Por essa razão, muitos apaixonados por velocidade acabaram buscando alternativas para que os motores voltassem a roncar alto nas estradas (escapamentos modificados são um ótimo exemplo disso). Para resolver essa questão sem incomodar as pessoas das ruas, a BMW anunciou o Active Sound Design, um sistema de som que reproduz o ronco do motor nas caixas de som do carro.

Sons do motor são gravados e disponibilizados no sistema interno de som, reproduzindo o ronco do carro e também das trocas de marcha. Há ainda como ativar os modos Esportivo e Esportivo+, que mostram sons ainda mais altos e “ferozes”. Em 2012, o BMW M5 será o primeiro veículo da montadora alemã a ser vendido com o sistema.


Fonte: http://www.tecmundo.com.br/carro/13779-novo-bmw-reproduz-o-ronco-do-motor-no-sistema-de-som.htm#ixzz1ZLGpB2q2