Bem vindo

Bem vindos. Este é o blog dedicado a turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade do Sul da Bahia – FASB.

Aqui você encontrará material para estudos, tutoriais, programas, eventos e muito mais ligado a engenharia Mecatrônica e Controle e automação.

Sintam-se a vontade para comentar, enviar pedidos, sugestões e/ou criticas. Espero que gostem do nosso trabalho.

Obrigado ;-)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Turbinas a Gás

Boa noite futuros engenheiros, pensando no trabalho que teremos no segundo bimestre em Metodologia de Pesquisa II, estou postando esta lista de vídeos, contendo o funcionamento e aplicações didáticas de uma turbina a  Gás, tem até um Cart movido a Turbina, muito bem feito, uma pequena "fera".

Aproveitem, pesquisem mais:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cauculadora de Derivadas e integrais

Ola pessoal, um dos objetivos deste blog é tornar mais fácil a vida academica dos seus seguidores, para cumprir esta meta estou postando a dica de dois sites (WolframAlpga e numberempire) , que vão ser uma mão na roda, para facilitar o estudo de Cauculo.

É fato que para se aprende todas matérias de exatas temos que resolver uma infinidade de exercícios, trazendo isso para noção de limite: "quando este numero tende a infinito a compreensão tende a máxima".

Muitas vezes nesta árdua tarefa solucionando aquele bendito problema, de uma ou mais paginas, durante horas, nos deparamos que não temos a resposta para parar de tentar resolve-los, já que alguns livros de calculo não trazem todas as respostas, ainda não sei porque, será que é para não pesar tanto?

Bom ambos são calculadoras on-lindes de integrais e derivadas, usando a linguagem especifica de Matemática para computador (TEX), a mesma usada na calculadora cientificapor exemplo: o numero dois elevado à terceira potência (2^3), e por ai vai.

Ambos em inglês, mas nada tão difícil de entender. O primeiro e o site de um programa matemático, no site traz a opções de resolver simples integrais: http://integrals.wolfram.com/index.jsp. O segundo é mais complexo e completo, trazendo recurso de intefral, derivada, limite, fracção, sequências especiais e ate gráficos: http://www.numberempire.com.

Links:

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Robo Hexapode

Achei muito interessante este vídeo, pois mostra em uma parte os detalhes das etapas do projeto. Espero que gostem, e sirva de exemplo para os futuros projetos. Para a surpresa  ou lamento de alguns tem muito calculo envolvido.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI)

O Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) é o principal evento científico em automação inteligente na América Latina, sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA). Em sua décima edição ocorrerá em São João del-Rei - MG, no período de 18 a 21 de setembro. Esse evento reúne pesquisadores das áreas de robótica, automação, otimização, instrumentação, dentre outras, que utilizam técnicas de inteligência artificial e de áreas afins. O X SBAI tem como organizadores o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEL), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) que sediará o evento.

Seguindo a tradição das edições anteriores, o X SBAI tem sua organização científica ancorada em todos os aspectos de Sistemas e Automação Inteligentes. São igualmente desejáveis trabalhos com contribuição teórica de inteligência artificial às áreas de Automação e de Sistemas assim como trabalhos com aplicações e desenvolvimento que tratem de problemas de interesse do mundo real.

O simpósio será realizado ao longo de 3 dias de sessões técnicas, com 3 palestras convidadas e um jantar de confraternização. Ocorrerá também workshops, mini-cursos e a IX Competição Brasileira de Robótica - CBR 2011 e as finais da V Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2011. Os workshops devem possuir foco nas áreas do evento, têm o objetivo de estabelecer um espaço para discussões ativas e encaminhamento de pesquisas de forma cooperativa.

Os autores de artigos com as melhores avaliações e que estejam dentro do escopo da Revista Controle & Automação serão convidados para submeter uma versão estendida de seus trabalhos para possível publicação.

A comissão organizadora do SBAI 2011 é composta por professores da UFSJ e do CEFET-MG. O coordenador geral do evento é o Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno, e a coordenação técnica está sob responsabilidade do Prof. Valter Júnior de Souza Leite.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Robô voa como um pássaro de verdade!

A Festo, empresa especializada em tecnologia da automação, criou um robô que pode voar como um pássaro de verdade. O SmartBird, como é chamado, é feito de fibra de carbono e pode chegar a 2 metros de altura.

Batendo asas e virando a cabeça de acordo com a direção desejada, a ave, baseada no biotipo de uma gaivota, possui uma estrutura interna parecida com a das máquinas voadoras de Leonardo Da Vinci e é controlada por operadores em terra através de um link de rádio.

Para ver o que este robô é capaz de fazer, dê play no vídeo abaixo:



Fonte: olhardigital.uol.com.br