Bem vindo

Bem vindos. Este é o blog dedicado a turma do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade do Sul da Bahia – FASB.

Aqui você encontrará material para estudos, tutoriais, programas, eventos e muito mais ligado a engenharia Mecatrônica e Controle e automação.

Sintam-se a vontade para comentar, enviar pedidos, sugestões e/ou criticas. Espero que gostem do nosso trabalho.

Obrigado ;-)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Faça você mesmo: Ar condicionado caseiro

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Iniciada a primeira maratona de robôs do mundo

Maratona de robôsA largada foi dada hoje pela manhã e o objetivo é fazer com que as máquinas completem os mais de 42 km da prova.


Às 10 horas da manhã de hoje (horário de Brasília), 22 horas no Japão, foi dado início à primeira maratona de robôs no mundo. Você já soube aqui no Baixaki que uma empresa planejava a prova. São cinco robôs participantes e eles devem percorrer 42.195 metros no campo de provas localizado na cidade japonesa de Osaka.

A Vstone, idealizadora da curiosa competição, afirmou que o objetivo do evento é comprovar a qualidade dos robôs que desenvolve. Todos as máquinas devem completar a prova, que dura até domingo, sem nenhuma interrupção. A empresa japonesa pretende levar esta ideia para outras modalidades no futuro.

A prova está sendo transmitida ao vivo via Ustream e pode ser acompanhada abaixo

Leia mais no Baixaki: http://www.baixaki.com.br/

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Robô espião em forma de Beija-flor






Uma empresa da Califórnia apresentou nesta semana um novo formato de robô para espionagem: um beija-flor capaz de voar via controle remoto. O autômato deverá ser utilizado pela Agência de Defesa dos EUA.
Com controle preciso de velocidade e altura, o produto desenvolvido pela AeroVironment utiliza as suas duas asas para garantir a precisão no voo. O vídeo acima mostra uma unidade do robô ao ar livre, sendo conduzida para entrar em um prédio.
O dispositivo, que tem uma câmera para filmagem, conta com apenas 6,5 polegadas de envergadura. Não há previsão de lançamento do beija-flor-robô em escala comercial e, ao menos por enquanto, o projeto ficará restrito ao governo norte-americano.

Fonte: baixaki

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Guia do Usuário Autodesk – Bíblia do AutoCAD

Ola pessoal, segue agora uma pequena apostila de 1372 páginas, super completa, da própria Autodesk - A Bíblia do AutoCad, a versão é a de 2007, a mesma instalada nos computadores da faculdade, duvido que lendo todo esse material fique muitas duvidas sobre o AutoCad. Vale lembrar que temos que nos familiarizar logo com este programa, e em breve estareros postando video-aulas.

Boa leitura...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

DINAME

Sobre DINAME

DINAME - The International Symposium on Dynamic Problems of Mechanic (Simpósio Internacional sobre Problemas Dinâmicos da Mecânica), é realizada a cada dois anos e é organizado pelo Comitê de Dinâmica da ABCM, a Sociedade Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas. Desde 1986, o Simpósio foi um fórum vivas para os cientistas, acadêmicos e engenheiros práticos para explorar, discutir e apresentar os recentes desenvolvimentos em análise e técnicas state-of-the-art dinâmica de problemas de Mecânica. Ele sempre teve uma participação ativa de pesquisadores e engenheiros da indústria, do Brasil e de vários outros países também.
As reuniões são realizadas tradicionalmente em hotéis localizados em sítios calmo e agradável, longe de áreas populosas, em regime de imersão que permite a fertilização cruzada de idéias, troca científica forte e socialização entre os participantes. Para maximizar a troca de conhecimento sobre as conquistas científicas e as tendências sobre temas relacionados a problemas de dinâmica dos Mecânicos, o formato de sessão única é adotado para a apresentação oral dos trabalhos.
Para preservar as suas características próprias, o Simpósio é restrito a um máximo de cerca de cem trabalhos a apresentar. 

Local e data:
Março, 13-18, 2011
Maresias Beach Hotel
São Sebastião, São Paulo - Brasil

Contatos:
Prof. Agenor de Toledo Fleury, Centro Universitário da FEI and Escola Politécnica, USP
agfleury@fei.edu.br
Prof. Paulo Roberto Gardel Kurka, Faculdade de Engenharia Mecânica, UNICAMP
kurka@fem.unicamp.br



tradução: google

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

WinPlot

 
O WinPlot é um programa para gerar gráficos de 2D e 3D a partir de funções ou equações matemáticas. Você obtém resultados rápidos, diretos e excelentes. Os menus do sistema são simples, sendo que existe uma opção de Ajuda em todas as partes. Aceita funções matemáticas de modo natural.

Na janela principal pode-se encontrar as opções Adivinhar, que é um jogo para que você tente descobrir qual é a função de que o gráfico faz parte. Para obter a resposta do programa, basta apertar a tecla F5. Mostra um Mapeador, que transforma a janela em dois planos, para que você possa trabalhar com domínios e contradomínios.

Gráficos em Segunda e Terceira Dimensão

WinPlot apresenta uma quantidade grande de ferramentas para que o aluno trabalhe com funções 2D, com a possibilidade de encontrar raízes, realizar combinações entre funções, rotações, comprimentos de arco, calculo de volume e área, animação, etc.

A opção de 3D apresenta ferramentas para integração, animação, dividir superfícies, combinar superfícies, entre outras. De ambas as dimensões, há a possibilidade de criar gráficos de equações explícitas, paramétricas, implícitas, cilíndricas e esféricas, bem como pode gerar tubos e curvas.

Esta ferramenta ainda lhe oferece a possibilidade de criar órbitas planetárias para realizar cálculos de objetos no espaço. Todos os gráficos podem ser personalizados, com alteração de cores de fundo, fontes, tabelas etc. WinPlot é um programa completo e totalmente em português que facilita a vida de alunos, visto que é uma ferramenta educacional simples de utilizar.
 
Baixar: WinPlot
Apostila Básica: Aspotila UFPB
Apostila Completa: Apostila PUC-SP
Exercícios: Math Exeter

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ESTATÍSTICA Usando EXCEL

O objetivo de ESTATÍSTICA Usando EXCEL é ensinar de maneira simples como usar os recursos do EXCEL para Descrever e Apresentar
dados.

Este material está em fase de elaboração e deve sofrer alterações para poder ser utilizado por turmas futuras. Por isto agradecemos qualquer sugestão para melhorá-lo.


Baixar Apostila

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nova turma de Mecatrônica

No ultimo dia 14, aconteceu Faculdade do Sul da Bahia, a aula inaugural dos novos acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção, Civil e de Mecatrônica. Agora teremos, novos colegas, amigos e futuros companheiros de trabalhos.

Fotos do evento: Fotos
Na terça feira, os calouros foram recebidos,no Campus II, pelo coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica, Rodney Barbosa e uma comissão de alunos do III período. Agora nós estendemos nossas boas vinda também aqui no nosso blog. E aproveitamos para convida lo s para visitar nosso blog sempre que possível, um canal dedicado a vocês.

Sejam Bem vindo futuros Mecatrônicos!!!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Feira Universitária

Portas que abrem e fecham sem chave, robôs que limpam sua casa e soluções para deficientes. Conheça produtos desenvolvidos por alunos de uma Universidade brasileira


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Google Sketchups

 "Intuitivo, divertido e grátis para qualquer pessoa usar"

Modele tudo aquilo que você imaginar.

Redecore a sua sala de estar. Invente um novo móvel. Modele a sua cidade para o Google Earth. Não há limites para o que você pode criar com o SketchUp.

O SketchUp torna a modelagem em 3D divertida.

Acreditamos que softwares poderosos também podem ser divertidos de usar. O segredo são as ferramentas intuitivas que funcionam da maneira que você gostaria que elas funcionassem. Aparentemente, milhões de pessoas concordam com isso.

Obtenha modelos on-line gratuitamente.

Você pode construir modelos a partir do zero ou fazer o download do que precisar. Pessoas do mundo inteiro compartilham suas criações no Armazém 3D do Google.

Comece agora mesmo.

São dezenas de tutoriais em vídeo, uma vasta central de ajuda e uma comunidade mundial de usuários, o que significa que qualquer pessoa pode criar modelos em 3D com o SketchUp, se assim o desejar.

Link para Baixar: GoogleSketchUpWPT-BR.exe


Para aprender mais...

Blog do GoogleSketchup (em inglês)

    http://sketchupdate.blogspot.com/

    Tutoriais em vídeo

      Se você é principiante na criação de modelos em 3D com o Google SketchUp, nossos tutoriais em vídeo são uma excelente forma de começar. Eles tratam dos assuntos mais básicos aos mais avançados e serão aproveitados melhor se forem assistidos na ordem pela qual estão listados. Embora sejam narrados em inglês, esses vídeos contêm uma série de informações visuais que até mesmo os que não falam inglês vão achá-las úteis. Training videos

      Tutoriais de auto-aprendizagem

        Por favor, observe que todos os nossos Tutoriais de auto-aprendizagem foram preparados em inglês. Prossiga para o Armazém 3D do Google.


        Bons estudos...



        segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

        6 COBEF, em caxias do sul - RS

        http://www.cobef.com.br/FIGURAS/cobef_r1_c6.png SitePARTICIPE DO MAIOR EVENTO NACIONAL NA
        ÁREA DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO

        11 A 15 DE ABRIL DE 2011
        UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
        CAXIAS DO SUL - RS - BRASIL
         





        • Usinagem;
        • Soldagem;
        • Conformação, fundição e metalurgia do pó;
        • Processos de adição de materiais e novas tecnologias de fabricação;
        • Metrologia, tribologia e engenharia de superfícies; e
        • Projeto para a manufatura e montagem: planejamento, gestão e automação.
         
        Fonte: http://www.cobef.com.br/